top of page

Soluções para dívidas bancárias


Este artigo possui o intuito de trazer informação para empresários, que buscam na crise, melhores soluções para resolver seus problemas de endividamento. Pois um problema acumulado, pode tornar-se irreversível.


No primeiro momento, gastos jurídicos parecem ser a última opção. E a frase que mais se ouve é "não irei investir em advogado". Mas se sua empresa carece de reestruturação e assessoria jurídica, financeira e tributária, por que não investir em métodos eficazes?

O empresário deve tratar problemas empresariais buscando ajuda de um profissional especializado.

Outra dúvida é sobre a Recuperação Judicial ou Extrajudicial, opção de muitas empresas, sendo que nem sempre é aconselhável, podendo ser substituída pela revisão dos contratos de forma muito mais eficaz.

Na recuperação judicial ou extrajudicial, além de tratar de um procedimento mais oneroso e complexo, pois judicialmente a empresa deve responder a vários requisitos, dependendo da existência aprovação de um plano de recuperação que poderá ou não ser homologado pelo juiz, bem como, necessariamente, deverá contar com a aprovação de todos os credores. Tal fato faz surgir conflito de interesses entre os credores, dificultando a realização de bons acordos.

Ademais, algumas modalidades de dívidas bancárias não podem ser abrangidas pela recuperação judicial.


Caso sua empresa esteja passando por essa situação, leia com atenção este artigo e entenda as vantagens que poderão ser obtidas com a revisão dos contratos bancários por um escritório jurídico especializado.


Em nosso escritório, cada vez mais, atendemos empresas atuantes há décadas no mercado, empresas que utilizaram-se de linhas de crédito para formação do seu capital de giro.

E a crise iniciada a partir do ano de 2015,trouxe queda em seus faturamentos, de modo que, atualmente, dificultando as condições de arcar com todas as suas dívidas. Muitos empresários iniciam as renegociações de seus contratos bancários perante as instituições financeiras, com o objetivo de repactuar suas dívidas, diminuir suas parcelas e obter novos prazos de pagamento. Algumas empresas conseguem renegociar, porém acabam por “empurrar com a barriga" neve”. pois a nova parcela da negociação tende a ser ainda maior se a empresa não contar com ajuda de advogados.


O advogado deve conhecer as as particularidades da empresa, ter acesso a toda operação a fim de que possa ser desenhada a melhor estratégia para reestruturação das dívidas.


O contato constante entre advogado e empresa é essencial para que haja um alinhamento entre o trabalho prestado pelo escritório e aquele desenvolvido pela empresa, de modo a garantir os melhores resultados.


A realização de um cronograma, apontando as datas de depósitos judiciais, a diminuição de valores em cada contrato ou a suspensão temporária dos pagamentos para capitalizar a empresa, aliada com o trabalho de monitoramento jurídico das ações que serão ajuizadas pelos bancos, de modo a suspendê-las, com o intuito de alcançar o máximo de tempo possível para que a empresa possa iniciar os acordos fazem parte de toda a estratégia. Por fim, a assessoria bancária empresarial, proporcionará não somente as condições de “sobrevivência” e reequilíbrio financeiro de forma segura e prudente para a empresa, como também diminuirá significantemente seu passivo, consequentemente, favorecendo o aumento de capital de giro e tornando a operação empresarial saudável novamente.



Fabianie Mattos Limoeiro OAB/MT 8920-B Especialista em direito bancário empresarial, e Reestruturação financeira.









Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Encontre por Tags
Siga-nos
  • Blog Dicas e Direitos ML
  • Instagram Mattoslimoeiroadv
  • LinkedIn Fabianie Mattos
  • Pinterest Mattos Limoeiro
  • Facebook Mattos Limoeiro
  • Twitter Fabianie Mattos
bottom of page