TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE AS MEDIDAS ANUNCIADAS PELOS BANCOS
Saiba mais como proceder e tire suas dúvidas sobre o assunto. 1. Como eu faço para solicitar a prorrogação de uma dívida que tenho com meu banco? R: Os clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas devem entrar em contato com seu banco, expor seu caso para saber das condições para prorrogar a dívida por até 60 dias. A medida vale para os contratos que estejam em vigência, com pagamentos em dia. Cada instituição irá definir o prazo e as condições dos novos pagamentos. 1. É necessário ir presencialmente até a agência para pegar esta informação e renegociar o prazo de uma dívida? R: Não é necessário ir presencialmente na agência bancária. O cliente pode ligar para seu gerente e usar os canais eletrônicos para entrar em contato com seu banco. Saiba mais abaixo. 1. A prorrogação de dívidas é automática? R: Não. Primeiramente, o cliente deve procurar o banco para renegociar o prazo, que poderá ser estendido por até 60 dias. 1. A medida vale para quais bancos? R: A medida vale para Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander. 1. As medidas anunciadas pelos bancos são válidas para quais tipos de dívidas? R: Valem para contratos de crédito feitos pelo cliente com o banco. Para saber quais contratos estão sujeitos a prorrogação, o cliente deve entrar em contato com o seu banco. 1. A medida vale para boletos de consumo? R: Não, a medida não inclui boletos de consumo (água, luz, telefone) ou de tributos (impostos), porque se referem a serviços prestados por concessionárias de serviços públicos e governos; cheque especial e cartão de crédito também não são prorrogáveis. 1. Após renegociar uma dívida de um empréstimo que tenho com o banco, a instituição pode me cobrar juros? R: Cada banco irá estabelecer seu procedimento, e cada caso será avaliado de forma individual. 1. Tenho garantia de conseguir uma prorrogação de um prazo de 60 dias? R: O prazo é de até 60 dias. O cliente precisa entrar em contato com o seu banco. Canais de Atendimento dos Bancos Para ter agilidade e eficiência na utilização dos canais de atendimento do seu banco, confira o que cada um faz e como utilizá-lo. CANAIS DIGITAIS Internet banking e Apps bancários - realizam quase todas as operações bancárias de onde você estiver. Verifique com o seu banco qual o procedimento para cadastrar a sua senha e utilizar todos os serviços disponibilizados pelo Internet Banking e APPs. Redes Sociais - Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram são alguns exemplos das mídias usadas para levar informação e manter o cliente conectado com a instituição. Caixas Eletrônicos – Além dos caixas próprios de seu banco, a rede Banco 24 Horas atende com as mesmas vantagens e facilidades e não cobram tarifas adicionais para realização de operações bancárias.
CANAIS TELEFÔNICOS Central de Atendimento – deve ser utilizado para realizar serviços transacionais: - Saldos e extratos - Pagamentos, resgates, transferências e demais transações - Informações e dúvidas Clique aqui e confira a lista completa de telefones dos bancos.
Fonte: Febraban