top of page

Reserva de Margem Consignável como calcular?


A Margem Consignável é o valor máximo da renda de um trabalhador, aposentado, servidor publico ou pensionista que pode ser “comprometida” em um EMPRÉSTIMO CONSIGNADO – que é descontado direto na folha de pagamento.

Não é permitido assumir parcelas que comprometam mais de 35% da sua renda e 5% desse valor é encaminhado para o CARTÃO DE CRÉDITO.

Para saber quanto está disponível você deve fazer o seguinte cálculo:

Valor líquido da sua renda ou benefício X 30% - o valor de parcelas pagas de todos os empréstimos que possuir no momento.

Exemplificando:

Se você recebe 2.000,00 pode comprometer 600,00 desse valor, respeitando assim o limite de 30%.

Agora se você já tiver algum empréstimo, por exemplo, com uma parcela de 450,00, só pode assumir uma nova dívida no valor de 150,00. Fazendo assim a diferença entre a margem limite e o valor já comprometido em outro contrato.

Até aqui está tudo certo, mas o problema começa quando alguns bancos resolvem praticar o que chamamos venda casada, geralmente, sem o conhecimento do cliente.

E como isso ocorre?

Assim, eles usam parte da reserva para emitir um CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO sem consentimento do cliente. Esse valor é descontado mensalmente mesmo sem a utilização.

Quando o cliente descobre essa abusividade deve imediatamente pedir o cancelamento e pode até mover uma ação judicial contra o banco.

Nossa dica de sempre.

Além, de calcular corretamente sua margem consignável é MUITO IMPORTANTE LER atentamente seu CONTRATO. Ele deve ser claro e objetivo sem esconder serviços que você não solicitou.

Caso precise de ajuda procure um profissional. Clique aqui.

TRABALHAMOS A MAIS DE 15 ANOS NA DEFESA DO CONSUMIDOR.

NOSSA EXPERIÊNCIA EM AÇÕES CONTRA BANCOS E EM DEFESA DO CONSUMIDOR NOS TORNARAM ESPECIALISTAS EM DIREITO BANCÁRIO.

ESTAMOS PRONTOS PARA AUXILIÁ-LO.

Fonte base: bxblue

Comments


Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Encontre por Tags
Siga-nos
  • Blog Dicas e Direitos ML
  • Instagram Mattoslimoeiroadv
  • LinkedIn Fabianie Mattos
  • Pinterest Mattos Limoeiro
  • Facebook Mattos Limoeiro
  • Twitter Fabianie Mattos
bottom of page