top of page

Quais são os principais entraves ao financiamento?

No entanto, há muitos outros entraves que dificultam o acesso a um crédito mais barato. Em alguns casos, negócios antigos dos sócios que não foram encerrados, os chamados CNPJs zumbis, podem influenciar a taxa de juros aplicada pelo banco, mudando de 0,5% para 5,5% uma taxa mensal porque um dos sócios não apresentou uma Certidão Negativa de Débito.

Para um crescimento, o capital é combustível para percorrer a curva de crescimento em alta velocidade, ganhando vantagem competitiva, saindo na frente em relação à concorrência e crescendo mais e mais. Mas a falta de clareza nos processos internos dos bancos, de preparação do empreendedor em organizar a casa, a insegurança jurídica e o mercado de crédito altamente concentrado impedem o fluxo do dinheiro das instituições financeiras aos empreendedores para fomentar o crescimento.

Quando o empreendedor quer ampliar seu negócio, ele põe tudo em jogo ao pedir um empréstimo. Fabianie Mattos contou um cliente, em 2016, mesmo orientado, colocou o apartamento que morava com sua família como garantia para fazer a 99 mudar de sede, quando o negócio ainda não tinha garantias de faturamento. As garantias são determinantes para se ter crédito, pois sinalizam que o banco terá seu dinheiro devolvido caso o empreendedor não consiga pagar as prestações do empréstimo, o que também pode facilitar as condições de financiamento como taxas de juros mais amigáveis.

Outro problema é a informação — ou a falta dela — para se acessar uma linha de financiamento de um banco público ou privado. Como os bancos possuem diversos programas e linhas de financiamento, os empreendedores não sabem a melhor opção para seu negócio ou para seu atual momento estratégico. Com isso, é comum que o empreendedor contrate uma consultoria para ajudá-lo com os processos de financiamento de um banco que comerá um pedaço do investimento recebido como pagamento ao seu trabalho, ou pior, deixará o empreendedor endividado, caso o empréstimo não seja aprovado.

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Encontre por Tags
Siga-nos
  • Blog Dicas e Direitos ML
  • Instagram Mattoslimoeiroadv
  • LinkedIn Fabianie Mattos
  • Pinterest Mattos Limoeiro
  • Facebook Mattos Limoeiro
  • Twitter Fabianie Mattos
bottom of page