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Boas práticas para quem empreende

Estratégia de Captação

-Converse com outros empreendedores para entender operações e soluções alternativas

-Defina seu objetivo na operação levando em conta as implicações e riscos

-Alinhe com sócios e gestores sobre sua visão da captação

-Avalie os parceiros em relação a: objetivos, aspirações e recursos disponibilizados

-Contrate apoio jurídico especializado

-Invista tempo e recursos em melhoria de gestão interna

-Oportunidades e mapeamento das opções

Processo de captação

Faça um mesa de negociação de oportunidade com as principais empresas do seu setor ou com o mesmo porte que a sua, buscando por empresas abertas que mostram na sua demonstração financeira quais linhas de fomento decidem captar

Faça também um estudo das linhas e tipos de financiamentos, levando em conta os usos como fomento, inovação, capital de giro, equipamentos, capex, e estudando também os prazos e a adaptabilidade das condições;

Mapeamento e abordagem de Bancos Comerciais: encontre bancos com agências na cidade sede, com os quais você já possui relacionamento anterior (conta corrente, aplicações, folha, boletos)

Mapeamento e abordagem de Bancos de Fomento, como BNDES, BNB, Bancos Regionais e de Desenvolvimento: existem algumas consultorias, caso necessário, que podem desenvolver o projeto e ajudá-lo a conduzir o processo.

Desenvolva relacionamento com várias instituições financeiras

Tenha foco e avalie de forma criteriosa o alinhamento entre os seus objetivos e as operações disponíveis, Procure garantir um mecanismo formal de governança da parceria, de preferência com a alta gestão

Prepare-se para levar pelo menos 6 meses nas operações com bancos de desenvolvimento, mesmo com o apoio de uma consultoria, de acordo com entrevistas que fizemos com CFOs da nossa rede.

7-Prepare-se muito para diminuir os gargalos

Revise a estrutura financeira da sua empresa: ela está preparada para passar pelas avaliações criteriosas dos bancos?

Fluxo de caixa: determine o valor necessário de captações, considerando projeção de juros, amortização, prazos e limites de endividamento

Faça o diagnóstico de quais garantias podem ser oferecidas – real (terras, imóveis), seguro garantia, fiança bancária, recebíveis, estoque, empresa, aval.

Verifique quais outros tipos de garantia o banco aceita além das tradicionais (reais e pessoais).

Apresentação Institucional: defina os principais pontos, necessidades, grandes números e o resumo do plano de negócios. O processo é semelhante ao pitch para investidores, já que os bancos precisam de elementos sólidos que diminuam a insegurança no empréstimo.

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