Gerenciamento de Passivos Bancários e Inadimplência.

 

 

 

Com  baixa produtividade e economia estacionada, as empresas recorrem a empréstimos e financiamentos. Isso causa um número alto de inadimplência, empréstimo em várias instituições para pagar divida adivinhem com que? Com outros bancos! Transformando assim a realidade financeira em uma bola de neve sem fim.

 

   Com o juros aumentado pelo governo, financeiros vem sendo sacrificado e são submetidos a restrições de créditos, reparcelamentos com o saldo maior que o atual.uma parcela não paga gera juros maiores e com diversas taxas de cobranças, comissão e etc., dificultando o pagamento do endividado já prejudicado.

A ação seguinte será o ajuizamento das ações de execução dos títulos pelos bancos, sem o conhecimento do cliente para bloquear saldos, causando dificuldade na funcionalidade de atividades da empresa.

Com dificuldades, juros altos e inadimplência, dá vontade de correr e enfiar as contas para debaixo do tapete.  Especialistas em gerenciamento de passivo empresarial, poderá  orientar empresas a lidar com dívidas e recuperar o fôlego. Avaliarão riscos de manutenção empresarial, suspensão de pagamentos para a confecção de um novo contrato bancário e monitoramento de ações propostas pelo banco.

 

    Um especialista em gerenciamento de passivo empresarial apresentará estratégias de defesa para manter o fluxo de caixa, recuperação extrajudicial e judicial. O intuito é dar chance e cenário favorável para o empresário capitalizar sua empresa e recuperar seu financeiro.

O que se constata é que as empresas que recorreram aos bancos antes da crise possuíam uma realidade que hoje não mais existe. Se até meados do ano passado uma empresa possuía plenas condições de comprometer parte de seu faturamento para adimplir obrigações bancárias, hoje isso não mais é possível. Em algumas situações, ou a empresa paga os bancos ou seus funcionários e essa é a realidade! A economia mudou, porém as dívidas constituídas anteriormente permanecem iguais ou maiores.

 

Se possui uma empresa, deve reconhecer que se a situação chegou ao extremo, precisará de ajuda especializada com rapidez.

 

"Ninguém precisar aceitar juros prejudiciais e contratos abusivos."

 

Antes de mais nada, deve-se reconhecer a realidade sem fugir. Fingir que nada acontece pode ser mais fácil ate certa fase, logo após tudo desmorona e o auxilio jurídico será mais que necessário para melhorar o panorama financeiro.

Um profissional é capaz de responder a essas dúvidas e criar maneiras de tomar atitudes corretas e administrar o passivo jurídico.  O profissional jurídico entender que apesar das taxas estarem de acordo com o mercado, existem aquelas que são maiores que o normal e é possível inibir os encargos disfarçados sob taxa de juros alterada, diferente da contratada. Um exemplo, a  cobrança da comissão de permanência acumulada com correção monetária e juros de mora acima do limite permitido.

E o que acontece em caso de descontrole do passivo? A dívida se torna impagável e difícil de negociar pois os juros são muito altos e desproporcionais, sem respeitar o art. 192 da Constituição Federal de 88 que  diz qual a função social o crédito deve ter, o de promover desenvolvimento econômico equilibrado e servir aos interesses coletivos.

 

Inadimplência é crime?

Inadimplência tem a ver com a obrigação contratual entre credor e devedor. E o não pagamento ou descumprimento de alguma obrigação, não é  considerado crime, e sim constitui uma infração contratual.

 

Quais dívidas a empresa deve tratar com prioridade?

Fornecedores, folha de pagamento e despesas fixas, impostos (refis). Com relação aos impostos, deve se fazer um planejamento para que se consiga pagar no refis do ano subsequente com desconto.

Sendo assim, as dívidas prioritárias devem ser as despesas que mantem a atividade empresarial.  Em caso de dívidas bancárias, a melhor saída é buscar um profissional jurídico para planejar e negociar um novo pagamento.

 

Sobre a MATTOS LIMOEIRO ADVOGADOS

 

A ML Advogados possui sede em Cuiabá - Mato Grosso, atuando na defesa Jurídica a mais de 14 anos em diversas áreas do Direito Civil com expertise para Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

Para as demais regiões do Brasil, atendemos em alguns casos mediante orçamento e complexidade.

 

Para contato mande e-mail para contato@mattoslimoeiro.com.br

Se cadastre para receber nossa Newsletter no site.

Telefone (65) 3028-4153 / (65) 9 919-1250

Ou preencha nosso formulário de contato clicando AQUI

 

Fabianie Mattos Limoeiro - OAB/MT 8920-B,  É uma das advogadas e Sócia do Escritório - Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil, Doutoranda em Direito do Trabalho – UBA (Universidade Federal de Buenos Aires).

 

 

Compartilhe com seus amigos!
Twittar sobre isso!
Compartilhe com sua rede!
Curta esse post!
Please reload

Posts em destaque

DÍVIDA BANCÁRIA RURAL - BANCOS DIFICULTAM NEGÓCIAÇÃO VISANDO O ARRESTO DE FAZENDAS.

August 22, 2019

1/10
Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo