Como cancelar um leilão?

 

 

Depois que o auto de arrematação é assinado, pode ser que ela seja anulado, suspensa ou cancelada por diversos motivos. Entenda porque alguns fatores podem ser usados a seu favor. 

 

    A  Associação de Mutarios e Moradores de SP (AMMESP) recebeu parecer positivo a clientes com bem leiloado. O presidente Marcelo Donizetti confirma. O cliente em questão havia perdido o imóvel em leilão e recebido ordem de despejo do novo proprietário. A ação porém foi anulado pelo Juiz da 4° Vara justiça Federal de São Paulo. O apartamento voltou ao antigo mutuário que definiu com a justiça a forma de pagamento das parcelas em atraso. 

 

"Leilões realizados extrajudicialmente, sem intervenção do Poder Judiciário são ilegais"

 

A Constituição assegura aos cidadãos o direito de ampla defesa. Mas infelizmente os mutuários são informados somente da execução do imóvel, sem que tenham direito a discutir os valores cobrados pelo banco. O mais próximo da regularidade leilões realizados na Justiça, mediante presença dos advogados das partes e um juiz

 

 

Outros fatores que podem suspender um leilão

 

Falta de pagamento do arrematante - Neste caso é suspenso e refeito o leilão. O investimento por parte do arrematante é perdido. 

 

Arremate a baixo custo - Se o valor aplicado não condizer com o objeto em questão, pode ser anulado.

 

Vício de nulidade - Se algum ato no processo violar um dispositivo da lei, logo existe um vicio de nulidade, como não intimar o executado. 

 

DIFERENÇAS DE LEILÃO

 

O leilão extrajudicial nem sempre possui ligação com processo judicial. Geralmente são vendas realizadas por instituições financeiras devido a falta de pagamento dos contratos de financiamento.

Já o leilão judicial é promovido pelo Estado, sendo uma venda pública do imóvel por ordem judicial. A compra portanto só pode ser efetivada depois de esgotados todos os recursos possíveis para a não execução do bem. O réu tem direito de entrar com o último recurso até um dia após o dia do leilão.

 

 

Sobre a MATTOS LIMOEIRO ADVOGADOS

 

A ML Advogados possui sede em Cuiabá - Mato Grosso, atuando na defesa Jurídica a mais de 14 anos em diversas áreas do Direito Civil com expertise para Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

Para as demais regiões do Brasil, atendemos em alguns casos mediante orçamento e complexidade.

 

Para contato mande e-mail para contato@mattoslimoeiro.com.br

Se cadastre para receber nossa Newsletter no site.

Telefone (65) 3028-4153 / (65) 9 919-1250

 

 

Fabianie Mattos Limoeiro - OAB/MT 8920--B,  pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil, Doutoranda em Direito do Trabalho – UBA (Universidade Federal de Buenos Aires.

 

 

 

Compartilhe com seus amigos!
Twittar sobre isso!
Compartilhe com sua rede!
Curta esse post!
Please reload

Posts em destaque

DÍVIDA BANCÁRIA RURAL - BANCOS DIFICULTAM NEGÓCIAÇÃO VISANDO O ARRESTO DE FAZENDAS.

August 22, 2019

1/10
Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo