Informalidade contratual? Melhor evitar.


"Confio no compromisso e sei que existem pessoas que honram isso". Pode até ser que seus parceiros e outras pessoas com quem mantém contratos comerciais possam ter compromisso com a seriedade, mas contrato por escrito deve ser primordial!


Deixar tudo registrado não deve ser apenas mérito das grandes corporações. Eduque a sua gestão e a si próprio a fim de tornar a relação contratual mais usual possível durante acordos e parcerias.

Garantir que tudo fique registrado em forma de contrato garante segurança para ambas as partes, ficando muito mais fácil de ter visão atual e futura. Fica mais fácil saber onde desejará chegar depois.


É importante ter noção da importância de redigir um documento, e que seja preferencialmente redigido por um advogado. Isso porque quando o contrato é feito verbalmente não há registro do que foi acordado entre venda, entregas, prazos e outros detalhes da relação.

Sem contrato verbal é que é impossível cobrar a responsabilidade dos envolvidos depois

Muitos empresários, principalmente no início da empresa, têm medo de formalizar acordos porque acham burocrático e por receio de azedar relações amigáveis. O medo de despertar dissabores na relação leva muitos empresários a não recorrerem ao contrato formal - e a falta de conhecimento jurídico - levando-o a fechar como 'contrato de boca', o que podem mais tarde indicar diversas inseguranças jurídicas e legais, além de prejuízo financeiro.

AMIGOS, AMIGOS, NEGÓCIOS A PARTE

Por melhor que seja o relacionamento e a vontade de ajudar a outra parte, é bom registrar os deveres, obrigações e os requisitos de cada um dentro de uma clausula para não haver abusividade e nem riscos de penalidade.

Veja os itens básicos que não podem faltar em um contrato:

  1. O preâmbulo apresenta as partes envolvidas

  2. O objeto é o resumo do serviço que será entregue, uma breve descrição do contratado

  3. Detalhamento especifica as responsabilidades de ambas as partes e o prazo para cada atividade. Pode abranger as etapas de execução de um trabalho e tópicos como fornecimento de suporte ou assistência e outros

  4. Rescisão explica a que momento uma das partes pode encerrar o acordo e a multa de suspensão em caso de ausência da justificativa.

SOBRE A MATTOS LIMOEIRO ADVOGADOS

Escritório com mais de 14 anos de experiência com diagnóstico e soluções financeiras e jurídicas.

ML facilita a quitação de débitos e acordos legais com análise de contratos e condições.

Para saber mais, entre em CONTATO conosco.

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Encontre por Tags
Siga-nos
  • Blog Dicas e Direitos ML
  • Instagram Mattoslimoeiroadv
  • LinkedIn Fabianie Mattos
  • Pinterest Mattos Limoeiro
  • Facebook Mattos Limoeiro
  • Twitter Fabianie Mattos

(65) 9 9919-1250

(65) 3028-4153 /

Rua Tenente João Batista Leite Silva | Nº 129 | Bairro Araés

Cuiabá - MT - CEP: 78.005 - 590

© 2018 ML - Todos os Direitos Reservados

      Filiais

GO / PA / PR / SP / DF